domingo, 15 de novembro de 2015

TABELA PERIÓDICA ESPECIAL: UMA FORMA ALTERNATIVA DE ENSINAR QUÍMICA PARA ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

Projeto de alunos do IFMA de Caxias é voltado para os deficientes visuais e auditivos (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Projeto de alunos do IFMA de Caxias é voltado para os deficientes visuais e auditivos (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Uma tabela periódica voltada para os portadores de deficiência auditiva, criada por professores e estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Caxias, a 360 km de São Luís, recebeu um prêmio em um Congresso Brasileiro de Química, realizado na cidade de Goiânia (GO).

O projeto maranhense que concorreu com 86 trabalhos de outras regiões brasileiras conquistou o primeiro lugar no congresso. Para o aluno Eduardo Pinto, que participou de todo o processo, foi gratificante saber que ele contribuiu para o entendimento das pessoas que possuem necessidades especiais. “A premiação foi importante, mas saber que a gente contribuiu com o Raimundo, com o Mário, que são os alunos com necessidades especiais daqui, é muito gratificante”, disse.
O próximo desafio dos alunos e dos professores envolvidos no projeto é patentear o material para que alguma empresa se interesse a fabricá-lo, e assim ajudar os deficientes visuais e auditivos espalhados pelo o Brasil e em outros países também.
Cecília Galdino, uma das professoras que orientaram os alunos no trabalho, conta que tudo começou com uma pesquisa em escolas públicas de Caxias. Ela acrescenta que o objetivo do trabalho é colaborar de modo efetivo na educação. “A ideia era contribuir para a educação do nosso município, do nosso país e o que vem de resultado disso foi apenas consequência desse trabalho que foi feito”, explicou.
José Raimundo que é deficiente visual cego revela que está orgulhoso e feliz de participar desse processo inovador para educação inclusiva. “Eu me sinto gratificado e recompensado de alguma forma”, finalizou.

Veja o trabalho apresentado aqui:

FONTE: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/11/tabela-periodica-criada-em-caxias-recebe-1-lugar-em-congresso.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário